builderall


-  INFORMAÇÕES:


Um dos menores países da América do Sul e um dos únicos países que não faz fronteira com o Brasil, o Equador também é pouco explorado pelos turistas brasileiros, porém esse país oferece uma beleza natural incrível. País que deu o nome a linha do Equador (linha imaginária que divide o planeta ao meio, entre hemisfério norte e sul). A cidade de Quito é a segunda capital mais alta do mundo. Terra de vulcões, tartarugas gigantes, maior quantidade de aves por quilometro quadrado do mundo, capital mundial das orquídeas e do arquipélago de Galápagos (famosa devido a Charles Darwin e sua Teoria de Evolução) e o ponto mais próximo da Terra com o espaço (Montanha Chimborazo)

 

 

-  LOCALIZAÇÃO:


Localizado a Noroeste da América do Sul, o Equador é banhado pelo Oceano Pacífico ao oeste e faz fronteira ao norte com a Colômbia e ao sul e ao leste com o Peru.

 

 

-  POPULAÇÃO:


Aproximadamente 17 milhões de habitantes. O povo do Equador é constituído de uma diversidade étnica. Os mestiços (descendentes de índios e espanhóis) representam 77,42% da população, os brancos (descendentes de espanhóis) somam 10,45%, os indígenas representam aproximadamente 6,83% do total.

 

 

-  IDIOMA:


A maioria dos equatorianos fala espanhol como primeira língua, e, além disso, há também 10 línguas nativas faladas por vários grupos étnicos no Equador. Existem três dialetos distintos do espanhol equatoriano, dependendo da região: Espanhol da Costa Equatorial, Espanhol Andino e Espanhol Amazônico.

 

 

-  MOEDA:


Desde o ano 2000, o Equador assumiu o dólar americano como moeda corrente devido à grande crise político-econômica enfrentada no final da década de 90.

 

-  COMIDAS TÍPICAS:


Humita, Cuy, Homado, Locro de Papa, Fritada de Chanco, Caldo de Galinha Crioula, etc. A bebida típica do Equador é a Canelazo (água, canela, rapadura e álcool).

 

Cuy



 

Fritada de Chanco





-  PONTOS TURÍSTICOS:

 

A)  Quito


Segunda capital mais alta do mundo, encravada na Cordilheira dos Andes e cercada por vulcões, a capital do Equador tem um dos centros históricos mais bem preservados da América do Sul. Algumas das principais atrações da cidade são a Igreja da Companhia de Jesus, Basílica del Voto Nacional, Teleférico (Após 15 minutos em média de subida, o teleférico atinge uma altura de mais de 4 mil metros acima do nível do mar, tendo uma vista impressionante da cidade), Centro Histórico e o Bairro La Mariscal para os amantes da vida noturna.

 

 

 

B)  Mitad del Mundo

 

Próximo da capital Quito está o parque Mitad Del Mundo, cortado pela linha do Equador, o turista pode experimentar a sensação de colocar um pé no hemisfério sul e o outro no hemisfério norte. No complexo do parque, construído em 1979, há um monumento de 30 metros de altura e que representa os 4 pontos cardeais ? Norte, Sul, Leste e Oeste. Desse monumento saem as linhas amarelas que dão vida à linha imaginário do equador. Um passeio completamente imperdível

 

 

 

C)  Arquipélago de Galápagos


As ilhas Galápagos são um arquipélago vulcânico do Oceano Pacífico. Elas são consideradas um dos destinos mais procurados do mundo para observação de vida selvagem. Essa província do Equador está localizada a aproximadamente 1.000 km da costa do país. Galápagos ficou famosa devido aos estudos e observações da biodiversidade feita por Charles Darwin que ajudou na construção da Teoria da Evolução. Lugar perfeito para os ambientalistas e pessoas interessadas em desfrutar da fauna do lugar em especial das tartarugas gigantes.

 



 

D)  Nariz do Diabo


Um dos passeios de trem mais perigosos do mundo  já que a rota baixa 500 metros de altitude em paredes quase perpendiculares, em apenas 12,5 km de subida ou descida vertiginosa, que ainda hoje é uma obra de engenharia impressionante. O trajeto de ida e volta ligando Quito ao litoral ocorre uma boa parte em zigue-zague, tendo 2 horas e 30 minutos de duração. Um fato que chama a atenção é que, por muitos anos, passageiros mais corajosos viajavam, ao invés de sentados nos assentos, a céu aberto, observando o cenário do espetacular cânion do Rio Chanchán do telhado do trem (pratica proibida desde 2008).

 

 

 

E)  Vulcão Cotopaxi


Entre os vários vulcões que se encontram no Equador o mais famosos é o Cotopaxi, sendo o segundo mais altos do mundo, localizado a 75km ao sul de Quito, já entrou mais de 50 vezes em erupção desde 1700. O Cotopaxi não é só pra quem escala. Ele pode ser visitado sem equipamento até o ponto onde fica o Refúgio (a 4800m) ou até um pouco mais acima, onde começa o glaciar (a 5000m) ? boa parte do começo é feito de carro, para chegar ao topo leva-se 2 dias e é recomendado que apenas pessoas experientes façam a escalada.