Praia, Campo, Frio, Calor, Cultural, Compras, Museus, Estádios de Futebol, Metrópoles, Cidades Turísticas, Ecoturismo são algumas das milhares de opções de viagens. O que você tem em mente? Qual o seu tipo de viagem? Alta ou baixa temporada? Definir o seu roteiro de viagem é extremamente importante. Os benefícios de se organizar são muitos, tais como: evitar contratempos, tipo de roupas para vestir, o que comer, onde se hospedar, evitar perder tempo descobrindo o que fazer, não visitar lugares pouco ou nada atraentes, economizar dinheiro.
Elaborar um roteiro de viagem pode ser tão divertido quanto a viagem em si, pois é um momento de descobertas, entender a geografia, história e costumes de onde se deseja ir. Não deixe para organizar o seu roteiro em cima da hora, planeje-se com antecedência, mergulhe na internet e pesquise o maior número de informações sobre o seu destino ou converse com a alguém que já visitou o local onde você deseja ir.
O clima é um fator importante para analisar quando estamos planejando uma viagem. Fique de olho na previsão meteorológica (verifique a possibilidades de nevascas, tufões, ventanias, chuvas durante o período de sua viagem). O clima é importante também para definir o vestuário (roupas de praia, inverno, neve etc.).
IMPORTANTE: Atente-se ao fato de que as estações do ano são diferentes nos hemisférios. Exemplo: O mês de Julho é inverno no Brasil e verão na Europa.
A temporada em que se planeja viajar interfere diretamente no orçamento. Destinos turísticos na alta temporada são extremamente mais caros do que na baixa temporada. Se você puder escolher a época do ano em que pode viajar, leve essa informação em consideração.
O dinheiro a ser gasto na viagem depende muito de quanto tempo se pretende viajar. Calcule todos os custos e faça uma estimativa de quanto se quer gastar por dia. Portanto o primeiro passo é definir um orçamento levando em conta a sua disponibilidade financeira.
DICA: Não esqueça de verificar o câmbio, verifique se é mais vantajoso Acomprar uma moeda internacional no Brasil ou no país de destino.
Tenha em mãos toda a documentação necessária atualizada para sua viagem, desde passaporte, RG (quando aplicável), passagem aéreas ou outras, carta de motorista, carteira de vacinação, comprovante de hospedagem etc. Verifique sempre quais as documentações necessárias para se visitar ao país que deseja.
DICA: Faça cópia dos documentos como segurança no caso de perda, extravio ou roubo.
Defina qual o meio de transporte que irá usar durante a sua viagem, tais como: trem, ônibus, navio, metrô, táxi, veículos por aplicativo.
Na maioria dos países comprar tickets de transporte semanais, quinzenais ou mensais sai muito mais barato do que pagar o transporte individualmente ou diariamente.
DICA: Utilize aplicativos como o Google Maps para facilitar a sua locomoção.
Esse é um item importantíssimo e um tanto complexo. Defina o padrão de acomodação que se busca: Albergues, B&B (bread & breakfast), AirBnB, Hotéis, Resorts, Acampamentos, Motorhome entre outros. Independente da sua opção é importante sempre garantir o conforto, segurança e higiene do local.
Pesquise bem os valores e de preferência reserve sua acomodação com antecedência. Existem milhares de sites na internet para se pesquisar. Procure sempre um site confiável, fuja de pegadinhas ou promoções pra lá de suspeitas (as vezes é melhor pagar um pouco mais em um lugar confiável do que contar com a sorte).
A experiência gastronômica é sem dúvida sempre um dos pontos altos de qualquer viagem. Comer uma pizza na Itália, Fish & Chips no Reino Unido, Founde na Suiça, Sushi no Japão entre outras opções é sem dúvida um momento único.
DICA: Cuidado ao comer comidas exóticas pois a falta de costume pode trazer alguns problemas de saúde ao viajante. Procure sempre locais bem frequentados ou com boa avaliação em redes sociais.
É imprescindível que o turista tenha o Seguro Viagem (nunca sabemos quando podemos ter algum imprevisto). Verifique se o país em que se vai visitar exige algum tipo de vacina (verifique com antecedência e procure o serviço médico no Brasil para se vacinar). Se possível faça um check-up antes de viajar. Tenha em mãos remédios para enjoo, cólica, dor de cabeça, dor muscular entre outros.
Saber aonde se vai e o quer visitar é importante para o turista não perder tempo na hora de viajar. Faça uma pesquisa na internet sobre os lugares a serem visitados, preços de ingresso, possibilidade guias turísticos entre outros. Esse momento será sem dúvida a melhor parte da viagem.