Saber falar o idioma do país que iremos viajar é ótimo, ou pelo menos ter noções de Inglês ajuda muito por se tratar do idioma mais falado em todo o mundo, porém não saber um segundo idioma não deve ser impedimento para viajarmos.
Uma pesquisa feita com 8,4 mil adultos brasileiros pelo site de reserva de hotéis "Hostelworld” identificou que não falar línguas estrangeiras impede mais de 33 milhões de cidadãos brasileiros, ou cerca de 16% da população, de viajar para o exterior.
Entre as dificuldades encontradas pelos turistas em relação ao idioma estão entender um cardápio, explicar o destino para um motorista de ônibus ou táxi, entender informações sobre um ponto turístico, entre outras.
No entanto existem algumas maneiras para diminuirmos a barreira do idioma e fazer de nossa viagem uma excelente experiência:
- Seja direto e objetivo
- Use palavras-chave
- Use um dicionário
- Se possível faça uma imersão no idioma antes de viajar
- Aprenda pelo menos o básico no idioma do país, saber falar: Por Favor, Obrigado, Bom Dia, Quanto Custa, Expressões Locais entre outros, irão ajudar na hora de se comunicar com as pessoas
- Use a tecnologia
DICA: Existem alguns sites ou livros que ensinam um kit de sobrevivência em inglês, expressões para usarmos em restaurantes, hotéis, pedir informações sobre direção, aeroportos etc. Aprender essas expressões facilitam muito o turista quando se defrontar com esses tipos de situações.
Talvez o melhor amigo do turista para não ter muitos problemas com o idioma seja a tecnologia. O uso de aplicativos de tradução como Google Tradutor, TripLingo, iTranslate e Waygo facilitam muito a vida do turista na hora de usar uma palavra, uma frase ou uma pronúncia. Porém esses aplicativos não traduzem muito bem ideias, gírias ou expressões do nosso cotidiano, então mais uma vez a dica é ser simples e objetivo.
IMPORTANTE: Ao utilizar aplicativos de tradução dê preferência aos que funcionam offline ou contrate os serviços de internet de alguma operadora para que você não corra a risco de não poder usar essa tecnologia quando necessitar.
DICA: Tenha sempre em mãos o endereço de onde está hospedado para que você não se perca ou mostre o endereço para o motorista que irá te levar até o seu local de hospedagem. É muito comum turistas passarem aperto por esquecerem desse detalhe
Em alguns destinos, principalmente os mais famosos no mundo há sempre a possibilidade de contratar um guia que fale português ou espanhol. Apesar de ser um investimento maior, um guia irá lhe proporcionar um conhecimento histórico maior ou curiosidades sobre o local onde você está visitando.
Quase toda cidade conta com centros de informações nas proximidades de seus principais pontos turísticos. Caso precise de ajuda, não hesite em recorrer a eles! Os profissionais que trabalham nesses lugares costumam ser preparados para lidar com estrangeiros (mesmo o que não falam inglês!) e com certeza podem fazer com que sua viagem seja ainda mais agradável.
A escola de idiomas Inglês Particular oferece esse tipo de serviço para seus clientes. Segue o link abaixo:
Um fator importante ao tentar se comunicar é não ter vergonha de errar, use mímica, fotos ou desenhos se necessário. Com o passar dos dias, além de perceber que esse tipo de comunicação é super comum entre turistas, você vai até começar a se divertir com as mímicas. Afinal, além de te ajudarem na viagem, esses momentos com certeza vão se tornar ótimas estórias para contar quando estiver de volta ao Brasil!
Algumas escolas de Inglês no Brasil fornecem cursos rápidos de sobrevivência para turistas e podem te ajudar muito durante sua viagem. Invista em você, aprenda Inglês ou outro idioma do seu gosto, pois além de conhecer outros lugares no mundo, a troca de experiência com os nativos é extremamente enriquecedora.