Quando vamos viajar sempre pensamos eu qual lugar iremos visitar, qual selfie iremos tirar, qual restaurante iremos conhecer, mas nunca pensamos em qual hospital iremos em caso de alguma emergência. Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar, portanto é imprescindível que o turista não conte com a sorte e faça um seguro viagem.
O seguro viagem nada mais é do que um plano de saúde temporário e garantia de indenização em casos de acidentes. O seguro viagem é válido para os dias em que o turista estiver viajando. Geralmente é feito para viagens internacionais onde os planos de saúde brasileiros não tem cobertura.
LEMBRE-SE: O seguro viagem auxilia o viajante em casos de urgências ou emergências relacionadas a saúde, desde uma simples dor de cabeça ou resfriado à até uma situação mais grave, como uma fratura exposta ou infecção alimentar.
Na hora de fechar o seu plano é importante levar essas diferenças em consideração:
O Seguro Viagem prevê que o viajante pague todas as despesas médicas do próprio bolso e depois solicite o reembolso à seguradora (dentro dos limites de valores estabelecidos em contrato). Para isso, será necessário apresentar comprovantes de despesas médicas, laudos, notas fiscais e tudo mais que possa confirmar o atendimento. É burocrático e pode trazer muita dor de cabeça. A vantagem é que os viajantes podem escolher qualquer lugar para ser atendido, independente de fazer parte da rede conveniada do seguro.
A Assistência Viagem funciona de maneira diferente. O atendimento será todo arcado pela seguradora contratada (claro que dentro dos limites previstos no contrato). A assistência viagem prevê que o segurado deve entrar em contato com a empresa contratada antes de receber o atendimento. A seguradora então indicará um local para que o atendimento seja realizado e o segurado não precisará desembolsar nada. Todo o pagamento será arcado pela seguradora. A desvantagem é a obrigatoriedade de ser atendido no local indicado, salvo casos de emergência.
NOTA: O turista pode comprar os dois tipos de planos, estando assim seguro de todas as formas, podendo escolher qual plano deseja usar em casos médicos.
Várias empresas oferecem esse tipo de produto, desde Agências de Viagens, Bancos, Companhias Aéreas, Operadoras de Cartões de Crédito etc. Quase todos os serviços podem ser contratados nos sites das empresas de forma ágil e rápida.
No mínimo o tempo de duração da viagem (incluindo o tempo de voo ou algum outro tipo de transporte), porém sabemos que devido a imprevistos, tais como atrasos em companhias aéreas, sugere-se que o contrato seja feito por 02 (dois) dias a mais, como margem de segurança.
Logicamente existem vários tipos de contratos, com preços e coberturas diferentes, mas em geral as principais coberturas são as seguintes:
Atendimento Médico e Odontológico 24 horas
Visita ao segurado hospitalizado
Despesas Farmacêuticas
Remarcação de passagens para volta ao país de origem
Assistência funeral
Repatriação médica e funerária (garantindo o retorno do turista ao Brasil)
Indenização no caso de invalidez, morte, extravio de bagagem
Despesas Jurídicas, entre outros
Países que fazem parte do Tratado de Schengen (Todos os países Europeus com exceção da Bulgária, Chipre, Irlanda, Croácia, Romênia e Reino Unido)
América Latina: Cuba e Venezuela
Austrália
IMPORTANTE: Os Estados Unidos não exigem ao turista o seguro viagem, porém devido ao alto custo médico e hospitalar desse país (podendo chegar a valores astronômicos dependendo do caso) recomenda-se que o turista faça o seguro antes de viajar para este país.