É de extrema importância que o turista adquira um chip de telefone internacional quando estiver viajando ao exterior, pois nem sempre o turista terá acesso a uma rede Wi-Fi, dependendo do local que estiver o sinal de telefone e internet pode ser ruim e também os preços dos serviços de roaming das operadoras brasileiras serem bem caros.
Um chip internacional ou multipaíses é basicamente o mesmo chip de smartphone usado no Brasil. Usar um chip internacional é muito simples, basta colocar o chip no seu celular ao desembarcar no seu destino (ou até mesmo antes de ir viajar), e pronto. O aparelho já estará pronto para uso.
Alguns chips funcionam apenas para o tráfego de dados, não sendo possível realizar ligações diretas ou enviar SMS, porém a vantagem é o acesso livre a internet possibilitando o turista acessar redes sociais, contas bancárias, Whatsapp e aplicativos de GPS como Google Maps e Waze para locomoção entre outros.
Alguns outros chips possuem funcionalidade tanto para tráfego de dados e ligações, porém o valor a ser pago será bem maior.
Dependendo do plano contrato o mesmo chip funciona para outros países não havendo a necessidade de o turista ter que comprar um chip para cada país que visitar. Outra facilidade é o fato de o chip ser pré-pago, portanto, o turista não precisa se preocupar com pagamento de fatura extra de telefone.
Logicamente o preço varia muito pois há inúmeras empresas que oferecem este tipo de serviço, sendo que existe a possibilidade de adquirir vários tipos de planos.
Porém segue uma estimativa de preços. Para os Estados Unidos os preços dos chips podem variar de US$ 12 (Doze dólares) à US$ 115 (Cento e Quinze dólares). Para a Europa existem chips desde 15 (quinze) Euros à 80 (oitenta) Euros.
Existem inúmeras possibilidades desde compras online pela Internet até lojas de operadoras de telefone ao redor do mundo. É possível também comprar o chip no Brasil, várias empresas oferecem esse produto (tais como Viaje Conectado, EasySim4U, O meu chip e Travel Mobile) com possibilidade de parcelamento.
DICA: No caso de celular com 02 (dois) chips, deixar o chip de sua operadora no Brasil em modo avião, assim você não corre o risco de alguma cobrança indesejada de tarifas de roaming internacional.
NOTA: Para viagens a Europa o chip internacional demora até 02 (duas) horas para configurar a rede, portanto se não quiser passar pelo incomodo de esperar o término da configuração, recomenda-se colocar o chip no telefone antes de embarcar no Brasil, assim o telefone já estará habilitado para uso quando chegar ao seu destino).