A diferença básica entre os dois é que a Embaixada lida com a relação entre dois Estados (Exemplo: Governo Brasileiro e Governo Americano) e o Consulado lida com a relação entre o Estado e o Povo.
Ao redor do mundo, o governo brasileiro é representado por 53 consulados-gerais, 11 consulados, 8 vice-consulados e 139 embaixadas. A mais recente foi criada em 2013, em Lilongwe, no Malaui (dados de 2020).
Sempre que o turista for viajar para algum país do exterior é importante verificar onde se localizada a Embaixada e o Consulado Brasileiro naquele país, pois esse é o canal mais rápido e eficaz caso o turista brasileiro necessita de algum tipo de auxílio.
Recomenda-se que cidadãos brasileiros tenham os números de telefone da Embaixada e/ou do Consulado instalado na região em que pretende transitar ou permanecer. A assistência consular é um direito reconhecido por tratados internacionais, e o cidadão brasileiro deve sempre exigir das autoridades locais a oportunidade de comunicar-se com Representação Diplomática de seu país. O Itamaraty recorda que a assistência consular prestada ao cidadão brasileiro é isenta de custos, embora não exista previsão legal para o custeio de despesas com, por exemplo, advogados e tratamento médico/hospitalar.
NOTA: Uma das situações mais corriqueiras que passa o turista brasileiro no exterior é a perda de documentos como o passaporte. Caso isso ocorra, comunique imediatamente as repartições consulares brasileiras do país onde estiver a fim de pedir o cancelamento do mesmo e emissão de um novo documento, também é importante fazer um boletim de ocorrência junto as autoridades locais. Tire cópia de seus documentos, isso pode agilizar o processo de confecção de um novo documento.
Outros tipos de assessoria para os turistas brasileiros no exterior:
Prisão - o detento estrangeiro tem direito a solicitar que a Repartição Consular seja informada de sua detenção. Uma vez ciente da existência de detento brasileiro, agentes consulares podem agendar visitas, de acordo com as normas do centro de detenção, para verificar o tratamento recebido. Vale lembrar que o Governo Brasileiro não tem o poder de interferir nas leis que regem cada país.
Falecimento - a função da Repartição Consular consiste em informar a família sobre o ocorrido, facilitar o contato entre a família e as autoridades locais e acompanhar o procedimento burocrático de liberação do corpo e da documentação correspondente. Caso a família não tenha recursos para sepultar ou trasladar o corpo, o consulado procurará auxiliar na identificação de soluções para o caso.
IMPORTANTE: Esse e-book limita-se as informações que um turista necessita ao viajar ao exterior. Para maiores informações sobre todos os serviços prestados por Embaixadas e Consulados Brasileiros segue o link abaixo