builderall

TIPOS DE VIAGENS

Países que brasileiros viajam somente com RG

VOLTAR



Alguns países do Mercosul permitem que os Brasileiros entrem em seus territórios apenas com o RG, sem a necessidade de passaporte.

IMPORTANTE: Essa permissão é válida somente para o RG, não sendo permitido a apresentação para entrada no país com outros documentos, como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho (CTPS) e Certidão de Nascimento ou Casamento.
 

O RG, no entanto, deve estar em condições apresentáveis (foto recente), não podendo ter sido expedido a mais de 10 (dez) anos da data de entrada no país. Caso seu RG tenha sido expedido a mais tempo, providenciar a renovação do mesmo antes de sua viagem, para não enfrentar problemas na imigração.
 

Lista dos países do Mercosul em que o Brasileiro pode viajar com o RG:

     Argentina

     Bolívia
     Chile
     Colômbia
     Equador
     Paraguai
     Peru
     Uruguai
     Venezuela

Países que brasileiros não precisam de visto

O turista brasileiro pode viajar por mais de 100 (cem) países sem a necessidade de visto de entrada, somente com o passaporte ou para países do Mercosul apenas com o RG.
 

É importante o turista se atentar que apesar de não precisar de visto para entrar em alguns países, cada país possui regras diferentes para o prazo de permanência em que o turista pode permanecer no país.
 

Segue a lista dos países em que o turista brasileiro não precisa de visto para viajar:
 

EUROPA

ALEMANHA             ÁUSTRIA                BÉLGICA             BULGÁRIA         CHIPRE               CROÁCIA  
DINAMARCA          ESLOVÁQUIA      ESPANHA           ESTÔNIA            FINLÂNDIA       FRANÇA 
GRÉCIA                       HOLANDA            HUNGRIA           IRLANDA           ISLÂNDIA           ITÁLIA 
LETÔNIA                    LITUÂNIA              MALTA                  POLÔNIA           PORTUGAL 
REINO UNIDO       RÚSSIA                    LUXEMBURGO

 

Para esses destinos o prazo máximo de permanência é de 90 (Noventa) dias a contar da data de entrada.
 

IMPORTANTE: Caso o turista deseje ficar em algum desses países por mais de 90 dias exige-se um visto, sendo que os trâmites variam para cada país.
 

ÁSIA               
CINGAPURA         CORÉIA DO SUL       FILIPINAS        HONG KONG        
MACAU                    MALÁSIA                       TAILÂNDIA

 

Para estes destinos o prazo de permanência é de 90 (Noventa) dias, com exceção das Filipinas que é de 59 (Cinquenta e Nove) dias podendo ser estendido por mais 31 (Trinta e Um) dias mediante solicitação às autoridades locais.
 

OCEANIA

A Nova Zelândia tem prazo máximo de permanência de 90 dias.
 

ÁFRICA

ÁFRICA DO SUL               BOTSUANA             MARROCOS           
NAMÍBIA                              TUNÍSIA

 

Para esses destinos o prazo máximo de permanência é de 90 (noventa) dias.
 

AMÉRICA CENTRAL E CARIBE
 

PAÍS                                           TEMPO MÁXIMO DE PERMANÊNCIA

ANTIGUA E BERMUDA                 180 dias

BAHAMAS                                             14 dias

BARBADOS                                          180 dias

BELIZE                                                     90 dias

COSTA RICA                                        90 dias

CURAÇAO                                             90 dias

EL SALVADOR                                     90 dias

GRANADA                                             90 dias

GUATEMALA                                       90 dias

HONDURAS                                         30 dias

JAMAICA                                                90 dias

NICARAGUA                                        90 dias

PANAMÁ                                                90 dias

REPÚBLICA DOMINICANA       90 dias

SANTA LÚCIA                                      90 dias

TRINIDAD E TOBAGO                   90 dias
 

AMÉRICA DO SUL

A Guiana e o Suriname têm prazo máximo de permanência de 90 dias.


AMÉRICA DO NORTE

O México tem prazo máximo de permanência de 180 dias.
 

NOTA: Sempre que for viajar verifique se houve alguma alteração no prazo máximo de permanência para o país que deseja visitar. Procure sempre informações atualizadas nos sites oficiais dos consulados.

Países que brasileiros precisam de visto antes de viajar

Segue o link do Portal Consular sobre os países que exigem vistos para turistas brasileiros:

http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/tabela-de-vistos-para-cidadaos-brasileiros

O passaporte brasileiro é isento de visto em mais de 150 (cento e cinquenta) países, porém outros exigem que o brasileiro solicite o visto de turista antes de chegar no país de destino.

Geralmente o processo para o brasileiro solicitar visto de turista não é complicado, porém dependendo do país que se deseja viajar o processo pode ser um pouco lento, portanto, solicite o visto sempre com antecedência e providencie a documentação solicitada pelo país.
 

NOTA: A falta de documentação exigida pelo país que se deseja visitar, ou preenchimento inadequado de formulários irá atrasar o processo de obtenção do visto. Lembre-se que o passaporte brasileiro deve estar válido (obedecendo o período máximo de permanência no país).

IMPORTANTE: Os países que não exigem visto para brasileiros seguem um período máximo de estadia do turista, caso o viajante extrapole esse período (prazo varia para cada país) se faz necessário a solicitação do visto. Exemplo: para o turista brasileiro viajar a África do Sul por um prazo de até 90 (noventa) dias não é necessário um visto, porém para viagens acima desse prazo o visto se faz obrigatório

 

Outro aspecto importante a ser levado em consideração é se o país de trânsito (aquele que faz parte da escala / conexão em sua viagem) também exija visto. Exemplo: Não existem voos direto do Brasil para Jamaica. Portanto caso o seu voo faça escala nos Estados Unidos o turista deverá apresentar o visto americano, mesmo que seja para ficar no aeroporto somente para trocar de aeronave ou esperar o reembarque de passageiros).

A emissão de vistos é de competência soberana de cada nação, podendo haver, portanto, critérios e exigências diferentes para cada país.
 

Os países mais comumente visitados por brasileiros que exigem visto são:
 

     Estados Unidos (verifique nesse e-book um capítulo exclusivo dedicado a este tópico);

     Canadá (se o brasileiro tiver visto válido americano necessita preencher uma Autorização Eletrônica de Viagem – eTA válido para entrada no Canadá por via aérea. Para outros tipos de entrada no Canadá o processo é todo online (o eTA não é válido nestes casos);
 

     Austrália (processo todo online);
 

     Etiópia (vários destinos de voos saindo do Brasil para o Oriente Médio e África fazem escala nesse país). O processo de solicitação de visto pode ser online ou quando chegar nesse destino;
 

     Japão (processo através do Consulado Japonês de sua região, o consulado também recebe documentação via correios);
 

     China (processo todo online);
 

     Egito (processo através do Consulado Egípcio em Brasília ou Rio de Janeiro ou no desembarque em território egípcio.

Como tirar o visto americano 

Todo turista brasileiro necessita de visto para viajar aos Estados Unidos, portanto antes de planejar suas férias ou comprar passagem, verifique a documentação necessária para solicitação do visto, de preferência faça isso como uma boa antecedência pois o processo todo pode levar até 02 (meses) dependendo da época do ano ou da quantidade de pessoas que estão solicitando o visto.
 

DICA: Antes de comprar passagem, reservar hotel etc. solicite o visto com antecipadamente pois em caso de negação do mesmo você não terá a dor de cabeça de pedir reembolsos e consequentemente perder dinheiro.
 

1º Passo: Preencher Formulário

O solicitante ao visto deverá preencher o formulário DS-160, onde irá informar dados pessoais, profissionais etc. O formulário é todo em inglês e pode ser obtido pela internet.
 

Dica 1: Existe na internet exemplos do formulário DS-160 em português que pode ser praticado como rascunho antes de preencher o formulário oficial em inglês.
 

Dica 2: Ao colocar o cursor em cima de alguma pergunta do formulário DS-160 aparece a tradução em português.
 

Dica 3: Salve sempre o formulário ao final de cada página e guarde o número do “Application ID” que será necessário caso você queira entrar de novo no formulário e não perder informações já inseridas
 

Segue o link para acessar o formulário DS-160:

https://ceac.state.gov/genniv/

2º Passo: Agendar Entrevista

Depois de preenchido o formulário é necessário fazer o agendamento da entrevista através do link https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv ou por telefone, verifique o número dependendo do local onde você estiver solicitando o visto, através do link https://ais.usvisa-info.com/pt-BR/niv/information/contact_us

3º Passo: Pagar a taxa de solicitação de visto

A taxa de solicitação de visto gira em torno de US$ 160 (Cento e Sessenta Dólares), podendo ser paga por cartão de crédito ou boleto bancário. Para mais informações sobre a taxa a ser paga acesse o link https://br.usembassy.gov/pt/visas-pt/turismo-e-visitante/fees-portuguese/


4º Passo: Comparecer ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV)

No dia agendado e de preferência chegando antes do horário, vá ao CASV com a confirmação do formulário DS-160 (documento com código de barras), tenha em mãos o passaporte e o comprovante de pagamento da taxa, onde serão recolhidas a foto e impressão digital. O formulário DS-160 será verificado para identificar se todos os campos foram preenchidos corretamente.
 

NOTA: Não é permitido entrar no CASV com bolsas ou mochila, não havendo também armários para guardar esses itens por questões de segurança.
 

5º Passo: Comparecer ao Consulado

Comparecer ao Consulado Americano com o passaporte e a página de confirmação do formulário DS-160. Nessa etapa é importante levar documentos que comprovem vínculos com o Brasil como bens, vínculos empregatícios etc. (Carteira de Trabalho, Imposto de Renda, entre outros).

O Consulado irá entrevistar o solicitante para verificar a veracidade das informações declaradas. A entrevista pode ser feita em Inglês ou Português.


6º Passo: Aguardar o Visto

O solicitante irá receber o passaporte com o visto americano em até 10 (dez) dias úteis. O passaporte será devolvido conforme a opção de entrega selecionada ao longo do processo de agendamento (retirada do documento junto ao CASV ou pelos correios)

Para maiores informações sobre a solicitação do visto, consulte o site através do link :

http://brazil.usvisa-info.com.


IMPORTANTE: Não agende a visita ao CASV e ao Consulado no mesmo dia, pois existe a possibilidade de filas e consequentemente demora no atendimento no CASV. Para evitar problemas de horário e locomoção aconselha-se agendar as visitas em dias alternados.

 

O passaporte brasileiro é isento de visto em mais de 150 (cento e cinquenta) países, porém outros exigem que o brasileiro solicite o visto de turista antes de chegar no país de destino.

Geralmente o processo para o brasileiro solicitar visto de turista não é complicado, porém dependendo do país que se deseja viajar o processo pode ser um pouco lento, portanto, solicite o visto sempre com antecedência e providencie a documentação solicitada pelo país.
 

NOTA: A falta de documentação exigida pelo país que se deseja visitar, ou preenchimento inadequado de formulários irá atrasar o processo de obtenção do visto. Lembre-se que o passaporte brasileiro deve estar válido (obedecendo o período máximo de permanência no país).

IMPORTANTE: Os países que não exigem visto para brasileiros seguem um período máximo de estadia do turista, caso o viajante extrapole esse período (prazo varia para cada país) se faz necessário a solicitação do visto. Exemplo: para o turista brasileiro viajar a África do Sul por um prazo de até 90 (noventa) dias não é necessário um visto, porém para viagens acima desse prazo o visto se faz obrigatório